home design e arte aplicada exposições sobre contato
 

Design & arte aplicada - Estampas para moda

 
Idéias inspiradoras - Lenços
F
otos: Igor Revorêdo Hosse - Modelo: Paula Baratella - Lenços exclusivos: Hans Hosse
 

Curiosidades sobre os lenços

Conta a história que os lenços foram introduzidos no Brasil juntamente com a família real Portuguesa lá pelos anos de 1.808.

Portuguesas e espanholas usavam lenços bordados na cabeça ou caídos nos ombros, enquanto as francesas optavam pelos lenços de pescoço com tamanhos reduzidos, moda assumida também pelos homens.

É comum ver nos filme de faroeste, John Wayne e outros bandidos e mocinhos, portando os famosos lenços no pescoço.

Também aqui, no Rio Grande do Sul, o lenço é parte fundamental da indumentária do gaúcho. A sua história se inicia a partir da Revolução Federalista (1.893 e 1.923), os lenços vermelhos eram identificados com os revolucionários farroupilhas (maragatos) e posteriormente com o Partido Federalista (1.893).
Os lenços verdes pertenciam aos partidários do Império (pica-paus) e posteriormente o Partido Republicano Liberal, fundado pelo general Flores da Cunha, adotou o lenço branco. O lenço preto representa o luto. Todos os lenços devem ser de cor lisa, com exceção do carijó (xadrez miúdo).  
(para se aprofundar no assunto, veja mais em:  http://www2.portoalegre.rs.gov.br/)

A verdade é que os lenços e echarpes nunca saíram de moda. O que muda basicamente são as estampas, os tamanhos e  o modo de usar.

Seja resgatando os usos tradicionais da peça ou inventando uma nova moda, sempre é hora de experimentar quando se fala neste acessório tão essencial e multiuso.

Realçam sua beleza quando usados com paletós, camisetas, como adornos para cabelo, etc.

 
Idéias inspiradoras - Saídas de praia - Cangas


Canga sublimada em dry-fit.

Segundo estudiosos no assunto, a moda praia veio para ficar nos meados dos anos 90. O desenvolvimento de várias peças passou a fazer parte do guarda roupa da moda verão: saídas de praia, sacolas, óculos, chapéus, chinelos, cangas, toalhas e os variados tipos de trajes de banho.

A evolução tecnológica possibilitou o surgimento de tecidos cada vez mais resistentes e apropriados ao banho de mar e de piscina e a variedade de modelos deu um salto.

O Brasil em particular, devido a sua localização próxima aos trópicos, com aproximadamente 8 mil km de praias e sol o ano inteiro em algumas regiões é, indubitavelmente um lançador mundial de tendências neste segmento.

Após analisar algumas imagens em arquivo e outras em que estava trabalhado acabaram por me interessar pelo estudo de estampas e a possibilidade de transferi-las para os diversos tecidos através do processo de sublimação em tecidos sintéticos e/ou a impressão em outros tantos substratos disponíveis.

Caso queira fazer uma experiência neste universo criativo e fantástico, disponibilizei para download gratuito, algumas estampas que podem ser utilizadas com estão, ou retrabalhadas de acordo com a sua vontade, posteriormente sublimadas ou impressas em vários substratos para se transformar em belíssimas coleções para acessórios de moda.
Aproveite!

 
Idéias inspiradoras - Blusinhas
Exemplo de aplicação de prints para moda
 

Uma possibilidade surpreendente e criativa, para a utilização das estampas.

Ao lado exemplos de blusas com uma ou duas mangas tipo asas de morcego.

As imagens foram pensadas para sublimação em Mousseline de seda ou em Cetim Charmouse

 

 
Camiseta em Cetim Charmouse
 

A partir de uma imagem sublimada em tecido Cetim Charmouse, no tamanho de 100 x 100 cm, foi possível confeccionar esta charmosa camiseta no tamanho P.

O resultado final consiste em uma peça de vestuário bastante versátil, pois pode ser usada em dois lados: frente ou costa, obtendo-se assim dois padrões distintos tornando a peça um curinga, para combinar com uma calça ou short; com saias ou minissaias.

Caso seja de seu interesse,  solicite orçamento para esta estampa em tecidos sintéticos, com vários tamanhos de sua escolha, através do email:

contato@hanshosse.com

Use a sua criatividade e divirta-se!

 

Fotos: Hans Hosse - Modelos: Juliana - Lilian -Echarpe - saída de pria e lenço exclusivo: Hans Hosse
Veja estampas e modelos disponíveis em: http://www.hosse.com.br/
 
newsletter facebook   twitter blog